Imaxinaria no Festival Comum de Porto

Posted · Add Comment

A Coop Imaxinaria estará participando no Festival Comum do Porto en Xuño.

Durante o evento presentaremos unha dinámica aberta de deseño do Sistema de Estudos Independentes (S.E.I.), que será o contido central da nosa participación neste festival cultural colaborativo.

O festival comum nasce da vontade de cooperação de várias estruturas associativas e comunitárias do Porto e arredores.

O festival assenta em três eixos de acção fundamentais:
– potenciar a proximidade entre as associações e outras entidades sem fins lucrativos e as populações que lhes estão próximas;
– criar, desenvolver e aprofundar modelos de relações sociais orientadas pela colaboração, cooperação e ajuda-mutua;
– participar na criação de uma rede sustentável, alternativa e independente, que dê origem a uma comunidade integral e solidária usando uma economia colaborativa.

No passado os festivais eram momentos de celebração de uma comunidade, simultaneamente celebravam o corpo comunitário e reforçavam esse mesmo corpo.

O Festival Comum quer recuperar e actualizar a origem comunitária dos festivais, contribuindo para o desenvolvimento de micro-comunidades independentes e auto-organizadas, disseminadas pelo corpo da cidade e seus arredores, organizadas numa rede cooperativa.

Os espaços das associações, comunidades ou projectos independentes são propostos como meios facilitadores para a acção colectiva da população, como espaço comuns que podem funcionar como catalisadores das interacções e da organização colectiva das populações.

Com esse intuito, o festival comum desenvolve-se nos vários espaços das entidades participantes, de forma descentralizada e disseminada, no entanto , tentamos que as actividades decorram de forma continua , não sobrepondo actividades, levando a itenerância colectiva a alastrar-se pelo mapa da área metropolitana do Porto.

http://festivalcomum.org/

 

Comments are closed.